Realizado “I Festival Paraequestre da Fronteira”

20/12/2015

No domingo (29/11), no Círculo Militar de Uruguaiana, foi realizado o “I Festival Paraequestre da Fronteira”, que a partir de 2016 deverá fazer parte do Calendário Esportivo da Cidade de Uruguaiana.

O Festival teve o objetivo de promover a competição saudável e organizada aos praticantes de equoterapia da região. Participaram quatro delegações das cidades de Cruz Alta, Santo Ângelo, Alegrete e de Bella Union (República Oriental do Uruguai), além dos 45 praticantes do Centro de Equoterapia de Uruguaiana.

Durante as provas, os participantes foram divididos em três níveis de acordo com o grau de complexidade e todos foram premiados com um troféu e medalhas. “Essa premiação significou muito para cada um deles”, disse a Presidente do Centro de Equoterapia de Uruguaiana General Fidelis, Elenice Silveira Rodrigues de Freitas.

A realização do Festival contou com suporte financeiro destinado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Comdicau), além da parceria com o Exército Brasileiro, na pessoa do presidente do Círculo Militar de Uruguaiana e do comandante do 8º RCMec, Cel Leo Ivar . O Supermercado Rispoli, na pessoa do empresário Julio Rispoli, ajudou no almoço dos praticantes e delegações e a Denise Soneborn, que auxiliou nos lanches oferecidos.

Conforme Elenice, “a ideia de realizar o Festival Paraequestre surgiu da vontade e necessidade de dar visibilidade ao trabalho que é realizado no Centro de Equoterapia em Uruguaiana desde 1992”.

O centro de Equoterapia é referência nacional

Elenice informa que o Centro de Equoterapia de Uruguaiana é referência nacional no trabalho com terapia a cavalo para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE’s). “Mas, infelizmente, muitas pessoas na cidade, sequer conhecem o trabalho que realizamos”, diz, ao revelar que “a ideia de convidar outros centros de equoterapia da região teve o objetivo de integração e para troca de experiências que deverão ajudar na difusão da terapia que auxilia tantas pessoas”.

O Centro de Equoterapia de Uruguaiana oferece aulas duas vezes por semana, às segundas e quartas, das 14h às 16h30min. Conta com uma Equipe Interdisciplinar composta por uma fisioterapeuta, Juliana Hellwig, uma educadora física, Renanda Fernandes, uma psicóloga, Shila Bofil e um instrutor de Equitação, Gen. Leal.

Elenice finaliza declarando que “o êxito do evento se deve à dedicação da Equipe Diretiva e da Comissão Organizadora, composta por Juliana Antunes, Mohana Wilhemberg, Jorge Santariano, Arlindo Padilha, Jorge Gomes e Paula Freitas, além de todos os soldados militares que nos assessoram em nossas atividades rotineiras”.

Prêmio Parceiros Voluntários

Vale lembrar que em 2007, uma delegação composta por representantes do Centro de Equoterapia de Uruguaiana Coronel Fidelis, da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) e da Unidade Parceiros Voluntários de Uruguaiana receberam no Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre, o “Prêmio Parceiros Voluntários 2007” pelo trabalho realizado com portadores de deficiência e necessidades especiais no Centro de Equoterapia, promovendo a busca do desenvolvimento dos pacientes através do método terapêutico através da utilização do cavalo com uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Na ocasião, também recebeu recurso do projeto “Criança Esperança”, da Rede Globo e Unesco.

Confira as fotos

Redação: Giovana Petrocele